LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Shantala... será que ajuda a curar doenças?????


Shantala: Massagem indiana que tranqüiliza, evita cólicas, insônia, melhora a digestão e ainda ajuda a aprofundar a relação de afeto entre você e seu bebê.
O QUE É SHANTALA: O obstetra Fréderic Leboyer percebeu que na Índia, apesar da pobreza, as crianças tinham bom tônus muscular e eram alegres. Foi pesquisar e conheceu Shantala, nas ruas pobres de Calcutá. A mulher estava com o filho no colo e massageava a criança com naturalidade. Leboyer descobriu que aquilo era uma tarefa diária das mães indianas, gostou do que viu e resolveu levar para a Europa o que havia aprendido. Batizou a massagem de Shantala, e escreveu um livro sobre o assunto. A Shantala pode ser feita em crianças de até 9 anos. Para começar, coloque uma música suave e deixe o ambiente aquecido. O bebê não pode sentir frio.

UM: Sente com as pernas esticadas, as costas eretas e coloque a criança de frente para você numa posição confortável, apoiada nos travesseiros. Busque os olhos dela sempre. A massagem deve ser feita sem pressa, como um ritual. Mantenha a concentração e sinta as reações do bebê. Deixe um brinquedo por perto, caso ele estranhe a situação...
DOIS: Com muita calma, deslize suavemente as mãos pelo corpo do bebê, da cabeça aos pés.


TRÊS: Pingue algumas gotas de óleo na mão e coloque no peito do bebê. Massageie fazendo um "x" e cruzando o tórax.




QUATRO: Massageie os braços do bebê até as mãos como se fossem uma rosca, depois abra a palma da mão e suavemente massageie cada dedo.



CINCO: Agora passe o óleo na barriga com as mãos espalmadas, de cima para baixo, fazendo uma leve pressão no ventre



SEIS: Como nos braços, massageie as coxas com o movimento de rosca ou torção. Em seguida, massageie a planta do pé. Primeiro com os polegares e depois com a palma da mão.

SETE: Vire o bebê de bruços e comece a massagear as costas com as duas mãos, simultaneamente, indo do pescoço ao bumbum.



OITO: Com uma das mãos apóie o bumbum do bebê e com a outra percorra as costas, descendo da nuca às nádegas, como uma onda.

NOVE: Continue a percorrer as costas de alto a baixo, mas, em vez de parar no bumbum, siga com o movimento até embaixo, passando pelas coxas, pernas e pelos pés.


DEZ: Vire a criança de frente novamente para massagear o rosto. Deslize os dedos da testa para o queixo, com movimentos circulares em volta dos olhos e da boca.


ONZE: Faça nos braços e nas pernas movimentos cruzados de abrir e fechar, respeitando a flexibilidade da criança. Antes de acabar, leve o bebê próximo a seu rosto e converse baixinho, sempre olhando nos olhos, como no começo.
Quando a Daniela nasceu ganhei um livro da Natura que ensinava a fazer a massagem Shantala em bebês. Fazia quase todos os dias na Daniela (só não fazia quando estava frio demais). Ela adorava... ficava numa calma. e eu também adorava porque era um momento muito íntimo entre nós duas.
Mas depois que ela cresceu ela não ficava mais paradinha para fazer a massagem... hoje li em um tópico do orkut que massagens como a shantala e Do-in podem ajudar na cura de algumas doenças de bebês (rnite, alívio dos sintomas de resfriados).
Acho que vou voltar a fazer na Daniela... se ela deixar!!!!
Ela está uma espoleta! Para trocar a fralda dela tem que ficar correndo atrás da bundinha peladinha dela, tão linda! E para vestir então... tem que ter paciência. O Daniel hoje perdeu a paciência com ela e brigou de manhã quando foi tracá-la. Depois que fomos buscar o bebê na escolinha ele falou: "Você está triste com o papai né filhinha, o papai brigou bem feio né! Mas é que o papai não consegue trocar você engatinhando, filhota!"
Achei tão fofinho o jeito dele falar com ela. Aí eu disse "eu não guardo mágoas papaizinho, só não brigue muito comigo, senão só vou atender quando você brigar!"... ele ficou muito chateado de brigar com ela... mas tem horas que não dá!!!!!
Mesmo assim... ela é uma fofinha!!!! Minha fofinha!!!!
Beijos
Lu

Nenhum comentário: