LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

sexta-feira, 6 de junho de 2008

PRATO COLORIDO


Alimentar-se e alimentar um filho de forma saudável é uma arte. Enquanto estava em casa cuidava para que todos os dias comêssemos arroz, feijão, salada, legumes refogados, carne, às vezes um cereal (gergelim, linhaça...) e uma fruta de sobremesa (somos loucos por manga palmer). Agora com a Daniela na escolinha em tempo integral, "não tenho mais controle da alimentação dela" (entre aspas porque recebo diariamente o cardápio do dia). MAs a minha e do Daniel ainda preparo. Hoje achei no ORKUT um tópico na comunidade Alimentação e Saúde Infantil sobre Comer colorido, a importância da variedade das cores no prato. E quanto mais colorido, além de mais bonito e atrativo, mais saudável fica. E posso afirmar isso de cadeira, pois em casa tenho dois "Bons Garfos" que comem de tudo que eu preparo (Daniela é meu orgulho por comer frutas e verduras sem pestanejar) e o índice de viroses aqui estão muito abaixo da média de todas as pessoas que conheço.

vou postar aqui uma parte do tópico:

VERMELHO/ROXO
Estes alimentos contêm antocianinas, poderosos antioxidantes, poderosos antioxidantes capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, ao inibir a formação de coágulos. Alguns deles: ameixa, ameixa-preta, amora, berinjela, cereja, framboesa, maçã, mirtilo, morango, pimentão vermelho, repolho roxo, uva vermelha ou roxa.

VERMELHO
Qualquer alimento à base de tomate fornece boas doses de licopeno, antioxidante que combate o câncer. Experimente também: goiaba e melancia.

LARANJA
O betacaroteno dos alimentos cor laranja fortalece os olhos e a pele, e pode diminuir o risco de certos tipos de câncer - abóbora,cenoura, damasco, manga, morango.

LARANJA/AMARELO
Estes primos da família laranja são ricos em betacriptoxantina, antioxidante que protege as células: abacaxi, laranja,mamão, nectarina, pêssego, tangerina.

AMARELO/VERDE
Mais proteção para os seus olhos: estes alimentos contêm luteína e zeaxantina, substâncias capazes de auxiliar no combate à catarata e à degeneração macular - abacate, abobrinha (com casca), alface, couve, ervilha espinafre, kiwi, melão, milho.


VERDE
Estes reúnem substãncias químicas naturais chamadas isoticionatos, como como sulforafano e indóis, que estimulam a produção de enzimas do fígado que combatem o câncer: agrião, brócolis, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho.

BRANCO/VERDE
Alho e cebola contêm alicina, que combate tumores. Cogumelos têm outras substâncias preventivas. Estes vegetais, ricos em flavonóides, atuam na proteção das células. Mais: aipo, alcachofra, alho-poró, aspargo, cebolinha e endívia.
Dr. David Heber


E, por falar em saúde, vou me gabar um pouco e contar sobre a consulta com a Pediatra no dia do ocorrido!
Daniela cresceu 3cm e engordou 250g. Cresceu como uma girafinha, mas engordou como uma modelo!

A pedi falou que ela não engordar não é preocupante por causa da dieta da Dani (muitas frutas e verduras e poucas bugingangas). Afirmou que a saúde dela está ótima também devido à alimentação e que a propolina que colocamos nas duas mamadeiras que ela toma tem contribuido no combate a viroses e infecções. Ela está muito esperta e falante, e está querendo começar a fazer xixi e cocô no vaso. O único problema é o timer dela. Só liga depois que o serviço está feito!
No mais só elogios. Fiquei muito feliz, todos os nossos esforços para cuidar na nossa gatinha têm surtido efeitos visíveis a olho nú!

Espero que gostem das fotos da minha gatinha!
Beijos

Um comentário:

Elisa disse...

Oi Lu!! Como a Daniela tá linda!! enorme! tenho postado pouco, mas já te conto uma novidade em primeiríssima mão: estou grávida!!! com seis semanas e dois dias. Ontem bati o primeiro ultra-trasvaginal e já ouvi o coraçãozinho dele(a), lindo!! estamos muito felizes.
Abraços e um ótimo final de semana