LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Timidez infantil...

Um assunto que tem me preocupado um bocado é a timidez da Daniela. E isso porque chegou a um nível bem preocupante. Ela vai para a escola. Não que ela fique das mais felizes lá, faz até biquinho de quem vai chorar quando vamos embora, mas não chora. Se relaciona pouco com os coleguinhas. Ela é o tipo de criança que gosta de olhar bastante. Desde bebê sempre foi muito observadora, detalhista, com uma coordenação motora fina muito aguçada. Mas relacionameto enterpessoal, isso sempre passou longe dela. Não gosta muito que peguem nela, que cheguem muito perto, não conversa com estranhos... Com a família ela é um amor, carinhosa, meiga, brincalhona, espoleta. Mas com outras pessoas é a criança mais introvertida que já vi.
E esse tem sido tema de muitas conversas com a professora e com a ajudante da professora. O que tem me incomodado um pouco, porque até agora não elogiaram o fato dela pegar o lápis como um adulto, ou folhear um livro sem dobrar as páginas. A ajudante da professora todos os dias repete que a Dani nunca deu um sorrizinho para ela. E a Professora diz que ela não brinca com os outros. Mas as outras crianças adoram ela, tanto que ela fica irritada com a "pegação" deles.
Mas até que ponto é ruim que ela tenha essa personalidade?
Sei que depressiva ela não é, pois ela é uma criança muito feliz, que adora brincar, beijar e abraçar, mas o relacionamento com outras pessoas (que é muito importante para a vida de todas as pessoas)é muito limitado para ela, é muito díficil para ela sorrir para quem não conhece.
Encontrei alguns sites com textos legais sobre o assunto. Nada muito esclarecedor (afinal, nunca senti tanta dificuldade de orientação como quando o assunto é criança, filhos...)mas já tira um peso da consciência no quesito "problema" e levanta a possibilidade da personalidade.
- Timidez, da Revista Crescer (link na minha lista am Porque sou Mãe...);
- Timidez Infantil do site Bolsa de Mulher (não curti muito texto, mas vale como referência negativa);
- Timidez Infantil do site Educare.pt.

Beijos

3 comentários:

E.R.L. disse...

ai amiga.. não me sai da cabeça aquela escola horrorosa... será que ela não se sentia meio isolada lá e resolveu se "proteger"? Porque essa é uma das primeiras defesas dos pequenos piscianos: se isolarem...
eu lembro dessa minha sensação na escola... uma coisa que vocês podiam fazer é chamar crianças para ela brincar na casa de vocês... pq uma coisa é brincar com adultos, outro é se deparar com crianças iguais a você... Poderíamos pensar numa tarde com o Vivi e com o Leon e ver como ela se sente. Que tal?

Ana Laura disse...

Amiga, quando Davi começou a frequentar a escola, eu também fiquei preocupada, pq ele em casa ele é sociável, falante e etc, mas com pessoas estranhos ele também tende a ficar mais isolado. E nos primeiros dias de aula, eu percebi isso nele, q ele preferia brincar sozinho, não procurava um amiguinho pra conversar. Confesso q fiquei com receio de q fosse algum distúrbio, mas sentia q não era isso, afinal em casa ele interage bem, apesar de ser meio arredio de vez em quando. Contudo, com o passar do tempo, Davi foi interagindo com os coleguinhas de classe e foi começando a participar de tudo, de modo q hoje ele está totalmente adaptado. Graças a Deus. Acho q com a Dani acontecerá a mesma coisa, afinal ela só tem dois anos, é muito novinha, ainda está em plena fase de construção da personalidade. Vc vai vê, ela distribuirá muitos sorrisos pra todo mundo ainda. Beijos!

Unknown disse...

Minha filha Livia tb é muito observadora, inteligente. Sempre fez tudo antes da idade esperada. Mais é extremamente timida e isso me preocupa. Quando um adulto chega perto ela se esconde atras de mim ou agarra nas minhas pernas chorando e pedindo colo. Com crianças ela interage se conhecer, caso contrário demora muito a interagir, ela observa e se agradar chega perto com desconfiança. Não sei mais o que fazer.