LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Origens do pensamento evolutivo...


Talvez não tenha mencionado, mas estou NOVAMENTE estudando para o mestrado. É o quarto ano que tento me motivar, mas dessa vez, ou vai ou racha!
Estou lendo o livro Biologia Evolutiva, de Futuyma e vou reproduzir um trecho que achei interessante. Não sou atéia, sou cética, mas são estes e outros questionamentos que me fazem descrer o catolicismo...

(...) A teologia cristã adotou uma interpretação quase literal da Bíblia, incluindo a criação especial (a criação direta de todas as coisas efetivamente em sua forma atual), mas também incorporouo essencialismo platônico no conceito da plenitude 9Lovejoy, 1936). As essências eternas, imutáveis, de todas as coisas existem na mente de Deus, mas seria uma imperfeição divina negar a existência material a algo que Ele concebeu. Uma vez que Deus é perfeito, Ele deve ter materializado tudo que existia como sua idéia. Todas as coisas devem ter sido criadas no começo, e nada que Deus considerou apropriado crias poderia se extinguir, porque negar a exist~encai de qualquer coisa em qualquer tempo introduziria a imperfeição em Sua criação. Uma vez que a ordem é claramente superior à desordem, as criações de Deus devem se adequar a um padrão: a Scala Naturae, ou Grande Escala dos Seres. Esta "escada da Vida" percebida na gradação entre a ,atéria inanimada passando pelas plantas, animais "inferiores" e humanos, até os anjos e outros seres espirituais, deve ser perfeita e não apresentar lacunas; ela deve ser permanente e imutável,e todo ser deve ter seu lugar fixado de acordo com o plano de Deus.Uma vez que esta ordem natural foi criada por um Deus perfeito, aquilo que é natural é bom e este deve ser o melhor dos mundos possíveis. Esta hierarquia natural se estendeu às classes sociais altas e baixas nas sociedades humanas. Aspirar à mudança da ordem social deve ser imoral, e a evolução biológica é impensável. (...)"

Beijokas Darwinianas!!!!!

Um comentário:

Ana Laura disse...

Querida amiga, estou passando para desejar-lhe um maravilhoso e abençoado Dia das mães. Que Deus a abençoe infinitamente! Beijos!