LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

domingo, 24 de junho de 2007

Diversos assuntos em um único post!

Hoje estou necessitada de escrever sobre diversos assuntos diferentes, que vão desde "aquecimento global" até "desemprego". Então lá vai:

A Revista Super Interessante deste mês trouxe inúmeras matérias "Super Interessantes". Um deles é o da capa, cujo título é "Darwin, o Homem que matou Deus". A reportagem faz um breve relato sobre a viagem do Inglês à bordo do Beagle, suas descobertas, alguns comentários escritos em seu Diário de Bordo - "Era difícil manter o equilíbrio!" (Frase dita após pegar carona no lombo de uma tartaruga gigante). O mais engraçado é que a revista menciona um fato que já havia passado pela minha cabeça (ela definitivamente não descansa): O capitão do navio, Robert FritzRoy queria encontrar provar de que a bíblia estava certa a respeito da criação de tudo por Deus. Ele levoou para a viagem seu melhor amigo, Charles Darwin, que depois de 30 anos publicaria o livro A Oriegm das Espécies, onde posturaria definitivamente sua teoria EVOLUCIONISTA da Seleção Natural. O texto foi escrito por Alexandre Versignassi e ele utiliza de uma ironia bárbara quando diz "O capitão tinha dois motivos para a viagem. Um a serviço do Império Britânico: mapear a costa da Patagônia. Outro, pessoal: encontrar provas científicas de que o mundo havia sido criado de acordo com o que está na bíblia. Mal sabia ele que o assassino de Deus estava a bosdo." Melhor que o texto, estão as imagens das árvores filogenéticas da origem da vida, das grandes extinções, da era dos dinossauros e da biodiversidade atual. além de todo esse maravilhoso conhecimento, a reportagem trás, ainda, três curiosidades que não ensinam na escola, mas só vou citar uma para que vocês comprem a revista e vejam o quanto está rica este mês: "Em algumas espécies de aves monogâmicas um terço dos filhotes nasce de casos extraconjugais - a fêmea busca os genes de machos mais fortes e faz o dedicado marido cuidar dos rebentos que não são dele. Nota: Isso tambémacontece com os humanos!"... Leiam e não se arrependam.

___________________________________________________

Acho que nunca serei uma pessoa completa e feliz! Tenho uma filha linda... Estou escrevendo um livro... Mas não poderei plantar uma árvore!
Isso porque estão descobrindo que as Árvores são as vilãs do aquecimento (novamente, matéria Super Interessante). Sim! Elas contibuem para o aumento do efeito estufa na Terra. Acredita-se que se todas as árvores do mundo fossem cortadas, a tempreratura do Planeta não aumentaria, ao contrário, diminuiria mais ou menos 0,3°. Isso por um fator lógico, ela não interagem com o meio apenas absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio. Assim como todos os seres vivos, as árvores transpiram, ajudando a formação de nuvens e diminuindo a passagem de luz do Sol para a terra e diminuindo a temperatura. Essa é uma pesquisa científica sérissima que tem todos os dados confirmados. Então, não adianta sair plantando árvores a toro e direito. O correto é preservar para as gerações futuras. O ambiente vive em homeostase e a solução para todos os problemas ambientais é manter esse equilíbrio. Meio tarde para se fazer essa afirmação, mas ainda tem jeito...
A solução é o trabalho de formiga. engraçado, mas vendo o filme Lucas, Um Intruso no Formigueiro passei a ter consciência de que cada um deve fazer sua parte. Não importa se o vizinho não faz a dele, faça a sua e saiba que muitas outras pessoas fazem a dela, como a Samantha Shiraishi.No post Descaso ou Desperdício ela mostra que, assim como fazemos aqui em casa, separa o lixo e ensina seus filhos que é assim que se faz. Vou colocar alguns links legais para quam se interessar:
- coclo de destruição ameaça a bacia Amazônica;
- Sequestro de carbono;
- Aquecimento Global Antropogênico;
- Home">O maior vilão do aquecimento global
_________________________________________________


A Daniela aprendeu a descer do berço pelo buraco que abri. Hoje foi uma delícia acordar com a vozinha dela no quarto "Pai"... Foi lindo! Tinha visto no site da PMC que hoje tria teatro de fantoches no Bondinho da Rua XV, mas não era lá, era no Parque Barigüi. Tudo bem, fomos dar uma voltinha na Feirinha do Largo da Ordem. ADORO ir passear lá! Ver coisas lindas... O problema é fim de mês sem dinheiro!
Encontramos um garoto que se formou um ano depois que eu e o Daniel. Ele também está dando aulas (como eu, contra a vontade) e vendendo bolsas e mandalas na feirinha. Para quem quizer ver o trabalho entra no site do Manga de Pano, e não se arrependa de comprar porque é tudo lindo!
Mas, depois, fiquei super chateada. Como pode... 90% das pessoas que conheço formadas em Biologia estão fazendo outros trabalhos, que não na área. Ou submetendo-se a dar aulas no Estado só para garantir uma renda no fim do mês. Que é a minha situação também! Na verdade, as maioria encontra-se em situação de Subemprego enquanto espera a abertura de concursos... Não concursos para biólogos, porque isso não abre. Quando abre é uma vaga para 10.000 candidatos.
A verdade, é que estou em sala de aula por não ter outra opção mesmo. Perdemos área de trabalho para Engenheiros Ambientais, Engenheiros Florestais, Engenheiros Químicos, Farmacêuticos... E o problema é que o nosso Conselho Regional não apoia!

_________________________________________________________________

Depois de escrever sobre subemprego, ontem durante meus milhares de pensamentos, fiquei com muita vontade de idealizar outro projeto: Confeccionar livros de pano com dedoches. A idéia é fazer o livro com os personagens e , sobre os personagens ficariam os dedoches grudados com velcro. Seriam de feltro, bem artesanais. Mesmo porque não sei costurar e não tenho máquina de costura. Agora vou começar a procurar máquinas para vender, deve ser caro... Mas, vale a pena. Acho que é mais uma iniciativa que vale a pena investir... as crianças precisam deste estímulo, que deve partir de nós, adultos.
Ah, e só para me gabar um pouquinho, hoje a Daniela veio com o livrinho da "Barbie na Fazenda" com texturas para que eu lesse para ela. Peguei o livro, sentei no chão (ela sempre senta sobre minhas pernas) e li o livrinho para ela!

Bem... Por hoje é só. Agora vou dar um cheiro na minha boneca que está bem Jururu!

Beijos

3 comentários:

Ana Laura disse...

Lu, vou fazer um post no meu blog comentando sobre o teu bloguinho que cada dia está mais interessante, bem instrutivo. Lu Ivanike, também é cultura...hehehe. Beijocas!

Meus amores disse...

Ai Lu... o pior que não é só na biologia que o pessoal esta trabalhando em outras areas..
Acho que a area da saúde que não esta endo bem remunerada....
Beijos em vc e na Dani.
Vanessa

samegui disse...

Lu, que post bacana... parece os meus, com mil assuntos, mas gostei de saber sua opinião profissional sobre a matéria, pois pensei em ler. Aqui em Sampa está acontecendo a mostra Darwin no Masp e pensei em levar meus cientistas e antes de irmos gosto de ler sobre o tema com eles. A Super seria uma boa idéia, agora endossada pela bióloga aqui.
Falei de vc hoje no meu blog, viu?