LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

segunda-feira, 25 de junho de 2007

24 horas não têm sido suficientes!

Hoje me dei conta de quanto meus dias têm sido curtos. O tempo passa voando, tenho a impressão que não fiz nada de tanta coisa que fiz! Hoje minhas aulas renderam muito, mais que o normal! Talvez porque pude aproveitar várias matérias do Fantástico de ontem. Nossa... Nunca o tema "Ambiente" esteve tão em alta!
Vou comentar as matérias que mais me comoveram e uma que me deixou decepcionada.
- O quadroO Mundo de Valentina, uma série de programas em que os pais mudam alguns hábitos com o objetivo de deixar um mundo melhor para a filha que nasceu na semana passada. Achei maravilhosa essa iniciativa porque são pessoas normais, reais fazendo alguma coisa em prol do mundo. E agradeço, porque eles não estão fazendo só pela valentina, estão fazendo pela Daniela, pelo Giorgio, pelo Enzo (Filhos da Sam), pelo Davi, pelo Bruninho (filhos da Ana), pelo Pedro Henrique (filho da Elisa), pelo Davi e pelo Pedro (filhos da Vanessa)... e por todas as crianças que esperam ter um futuro digno! O Pai da Valentina juntou por um mês todo lixo produzido pelo casal. Uma pilha imensa, sem brincadeira. Isso é chocante! Depois de toda reportagem, alguém (que não me recordo o nome) comentou que o desperdício já vem antes da compra. Por exemplo, para que vender o tubo da pasta de dentes com caixa de papelão? Não dá siplesmente para vender o tubo lacrado? Para que colocar pacote de fraldas dentro de outro pacote? Este assunto me remete a uma matéria da Super Interessante que afirma que tudo que consumimos poderia ser vendido a granel. Fraldas, arroz, feijão, sapatos não precisam de caixas (eles têm numeração na sola)... São pequenas coisas que fazem a diferença.
Com relação a este assunto, deixei a matéria de lado em uma turma de 1° ano do curso técnico de Meio Ambiente, e passei a aula toda falando e ouvindo. E deixei bem claro meu comentário no post anterior, "É um trabalho de formiguinha!". Cada um tem que preservar para que "sua Valentina" possa viver num mundo melhor!
Quem perdeu a reportagem "O Mundo de Valentina" de ontem, entra AQUI e assiste ou lê...Vale a pena!

- Ainda falando em meio ambiente, Curitiba tem feito jus ao título de "Capital Ecológica". tudo porque as boas e velhas sacolas de pano estão voltando à moda!
O mais legal é ver isso aqui na frente da minha casa. Toda quinta-feira tem feira aqui na rua e as pessoas estão aderindo às sacolas de pano e dispensando as sacolas plásticas. No site da FUNVERDE descobri que Maringá já está aplicando soluções contra as sacolas de plástico que demoram 600 anos para se decompor. Existe um polímero que se adicionado à solução química das sacolas convencionais, permite que a "sacola quimicamente modificada" se decomponha em 18 meses. Wonderful! Na europa a solução foi mais drástica, quem quizer as sacolas de plástico têm que pagar por elas (e caro). O problema é que muitas redes de supermercados de Curitiba ainda não se convenceram do mal que estão fazendo e não querem ter uma gasto 10% maior com a implementação das sacolas oxibiodegradáveis. Estão disponibilizando serviços de recolhimento das sacolas que os consumidores levam para casa! Sinceramente, acho que é uma solução UTÓPICA! As pessoas só levariam as sacolas de volta ao estabelecimento caso ganhassem alguma coisa em troca. Infelizmente é assim que funciona. E os estabelecimentos não se deram conta do retorno ambiental que traria a implementação da sacolas ecológicamente corretas. Agora temos que fazer nossa parte. Vamos voltar a usar as sacolas de pano, vamos carregar nossas compras em uma caixa de papelão e guardá-la para a próxima ida ao supermercado... Soluções existem, o que falta é força de vontade!

- Depois da matéria maravilhosa do "Mundo de Valentina" o Fantástico fez a besteira de publlicar no quadro do Inmetro o teste Resistência das Sacolas plásticas"... Fiquei indignada com isso. A esta altura do campeonato ficar testando qual o supermercado tem melhor sacola plástica! Ficou uma coisa assim: "Não comprem no supermercado X porque as sacolas deles são frágeis, comprem no Y que tem sacolas mais resistentes". Porque não fazem testes com sacolas de pano, ou biodegradáveis? Não é correto estimular o que está errado a permanecer errado! Gente... Precisamos de soluções o mais rápido possível! Precisamos preservar o pouco que ainda resta... O mais hipócrita de tudo isso foi que na reportagem anterior (Valentina) foi abordado o tema sacolas de pano, tempo de decomposição de uma sacola plástica. Em seguida vem a chamada "E por falar em sacos plásticos..." Sem comentários!

- Depois de comentar todos esses assuntos com meus alunos, fiquei encantada com a mobilização deles em pról do nosso Planetinha! Eles deram inúmeras sugestões de ações com a população para conscientização dos problemas ambientais. A sugestão que mais me agradou, talvez porque me remete ao meu passado de aluna de escola municipal, é o de trocar lixo e sacolas plásticas por brinquedos. Como disse acima, funciona o escambo, não a livre vontade! Agora é começar a corrida em busca de doeção de brinquedos para trocar com a criançada. Outra sugestão foi a de fazer uma grande rifa com algum eletro-eletrônico e utilzar o dinheiro para confecção de sacolas de pano e venda no prórpio colégio, como propaganda do curso de Meio Ambiente! No site ABESRIO tem algumas sugestões de frases para serem colocadas nas sacolas de pano!
__________________________________________________________
- Dona Daniela está cada dia com passinhos mais firmes. Rumo à sua independência. Estou adorando esta nova fase dela. Ela pega os dedoches e trás para brincar comigo, coloca no dedinho dela e fica esperando a gente falar como se fosse o bichinho! Lindo!
- Aqui em Curitiba está um frio de gelar a espinha. Saí hoje com temperatura em torno dos 9°C...UI!!! Gosto de calor, não de frio!

Gente, é isso aí!


Gostaria de deixar aqui meu agradecimento à Sam indicou para o prêmio "Blog com Grelos". Sam, muito obrigada!

Beijokas

4 comentários:

Ana Laura disse...

Oiiii,amiga? Realmente o Fantástico foi bem contraditório em suas reportagens. Mas, essas iniciativas como na reportagem " O mundo de Valentina" são louváveis, aqui em casa a gente junta todo o lixo reciclável e doa para o pessoal que faz reciclagem, já é um passinho rumo a preservação do meio ambiente, né? Mas, sei que precisamos fazer muuuuuuuito mais. Beijocas!

JuliParrini disse...

Luuuuuuuuuuu! Qto tempooo!!!!
Vim aki saber notícias de vcs!!
Noossa esse quadro do fantastico eh muti interessante mesmo, eu adoro!
Que bom que a Dani já tah mais segura!

Bjussss

Helena disse...

Oi, Lu!
Tbm sou de Curitiba e acho que já trocamos algumas idéias lá na PR (orkut).
Adorei seu post.
Tempo? Todos os dias faltam algumas horas. Vixe! Mas acho q faz parte...
Bjo

O Amor disse...

Bom dia! Excelente texto. Aliás, não apenas esse. O blog todo é de muito bom gosto e os textos são ótimos. Por enquanto li somente esse e os dois mais recentes, como faço sempre na primeira vez que visito um blog. Excelentes mesmo! Depois voltarei para ler mais. Estou dando um ‘passeio geral’ pelos blogs relacionados à literatura, principalmente poesia e prosa. Gostei muito do seu blog. Vou adicioná-lo ao meu blog, bem como favoritá-lo no ‘blogblogs’, para que possa visitá-lo mais vezes. Quando puder, visite também meu blog, no endereço: [ http://poemasdeandreluis.blogspot.com ]. Sinta-se à vontade... a casa é sua,... e, gostando,... por favor, também adicione meu blog e ao seu ‘blogblogs’, ‘techinorati’ etc. Vamos tentar ampliar a rede de intercâmbio artístico-cultural, influenciando-nos e aprendendo mutuamente. Grande abraço!