LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

domingo, 1 de julho de 2007

Mais um post hoje...

Depois de uma súbita "depressão" voltei a ler meus textos e pensar em coisas interessantes para postar... gosto que meu pedacinho da internet seja antes de mais nada, instrutivo e gostoso!


Começarei com um breve comentário sobre o centenário do nascimento de Frida kahlo. Esta semana vários países farão homenagens a esta pintora mexicana... No Brasil acontecerá o lançamento do livro Cartas apaixonadas de Frida Kahlo. Sua obra é associada ao surrealismo pela sensação de angústia e pesadelo que passa. Mas ela negava o enquadramento com a frase "Acreditavam que eu era surrealista, mas não era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade". Depois do aciente que sofreu quando o ônibus que estava colidiu com outro veículo e teve uma barra de ferro atravessada pelo seu corpo, Frida passou a pintar com base na dor e na morte. quando, após várias cirusgias e tempos de cama teve a perna amputada, comentou "Pés,para que os quero, se tenho asas para voar?"... Como escreveu Luciana Romagnolli à Gazeta do Povo de hoje "Na impossibilidade de separar o sofrimento e a arte de Frida kahlo, seu prestígio aumenta, o valor de suas obras cresce no mercado artístico e Frida se aproxima de se tornar um mito".
E por falar em arte, a Sam postou sobre Theodoro de Bona, artista paranaense que retrata paisagens aqui do Paraná... Dêem uma olhadinha no post Paisagens de Theodoro de Bona e Villa, a arte dele é linda!


Para as mamães que ainda não iniciaram o hábito da leitura em seus filhotes, deixo aqui uma sugestão literária, A Menina que Odiava Livros" ... li críticas maravilhosas sobre ele e, amanhã ele irá enriquecer a prateleira e as noites da minha baixinha. O livro conta a história de Nina, uma garotinha que odiava livros. possuía uma pilha deles, mas porque seus pais compravam e queriam que ela lêsse, e portanto, nunca tinham sido abertos. Até que um dia ela se depara com o mundo mágico da leitura... Isso prova que não adianta comprar livros, tem que se mostrar como manusear, como ler, e como é gostoso ler. A criança tem que se sentir no mundo da hstória. lembro quando meu marido (na época namorado) me emprestou o livro "Harry Potter e a Pedra filosofal"... li e adorei. quando assisti ao filme, fiquei surpresa... muita coisa era como eu havia imaginado! Essa é a magia do livro! no post Diversos assuntos em um único post coloquei um scrap que dizia "Saber fazer de conta é uma das coisas mais bonitas da vida!"... e realmente é, mas isso é exercício. E é uma coisa a ser ensinada e aprendida pelas crianças. Não esperem que por vontade própria seu filho se debruce sobre um livro. Mas se você mostrar o valor de um livro (não o valor $$$$$, mas o valor íntimo que este livro traz, o prazer de ler), com certeza, os próximos serão escolhidos por vontade própria. E, vou contar, sonho com o dia que vou levar a Dani na livraria e ela vai escolher um título e pedir "Mamãe, leva esse?"... Nem que eu tenha que pedir dinheiro emprestado, compro porque com uma palavra pode-se destruir um ideal da criança. E negar cultura é o mesmo que negar comida!

A quem interessar possa, deixo aqui um o link do site Censura Musical , criado por dois estudantes de jornalismo de São Paulo. O site aborda os resultados de uma pesquisa que eles fizeram quando buscavam material sobre censura na MPB e encontraram os documentos da DCDP (divisão de Censura de Diversões Públicas) durante a ditadura. Vale muito a pena conferir... Tem até uma carta que Chico Buarque escreveu ao dono dp Canecão preocupado com a escolha do repertório do show que iria fazer.

A Dona Daniela está uma sapeca... Só faz bagunça! Eu arruma a casa e ela joga tudo no chão denovo... Gente, é um absurdo a energia que essa menina tem! Agora sei pra onde vai toda comida que a minha Magali come! HAHAHA

Beijokas felizes!

4 comentários:

Manu Albuquerque disse...

Parabéns pela citação e seleção de imagens de Frida!
Belo site e bons textos! Parabéns!

samegui disse...

Lu, hoje li um post da Adri (do Desabafo tb e minha ex-vizinha em Curitiba tb!) que comentava sobre os primeiros livrinhos do filho dela. O primeiro foi presente meu e comprei numa livraria bem legal daí, a Juruá.
O post da Adri é Crianças e Livros e está em http://adrifischer.blogspot.com/2007/06/crianas-e-livros.html
Já estou na fase dos meninos pedirem livros e perdemos horas nas lojas de livros que têm um local para crianças (como a Liravia Curitiba daí do Estação ou do Barigui tem) e sempre nos rendem bons momentos, ainda que poucas compras! Lembro que em fases de depressão e falta de grana, sonhar nas livrarias com eles era um dos passeios que me levantava o astral!
Morri de saudade do Bosque do Papa e do meu tempo de mãe de bebê que come areia! Ainda vamos passear aí junto com nossos filhos, hein?

samegui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Laura disse...

Amiga, como te disse hoje não estou bem, estou muuuuuuuito triste, mas logo isso passa...deve ser besteira da minha cabeça, nada que umas boas sessões psicoterapia e bastante oração não resolvam. Beijocas!!!