LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Trabalho infantil e outras coisas...

Hoje, voltando da escola ao meio dia, prestei atenção em um painel no ponto de ônibus: Projeto Crescer Feliz! Nunca tinha ouvida falar em tal projeto, então reslvi bisbilhotar para ver o que era. Esse projeto envolve alunos de escolas públicas e particulares a criar slogans, imagens, e outras formas de divulgação do trabalho infantil. Os melhores trabalhos virarão outdoors e mobiliários urbanos. Achei a iniciativa bárbara, que partiu de uma professora de escola particular aqui de Curitiba. Foi uma sementinha plantada que renderá ótimos frutos. E, para ser sincera, estou anciosa para ver os trabalhos expostos. Os alunos adoraram fazer o trabalho, pois depois de pesquisar, viram que as condições das crianças que são exploradas é realmente rtiste, para não dizer humilhante! Quem quizer saber um pouquinho mais, CLIQUE AQUI que tem um breve histórico do projeto.

Queria muito contar também que plantei um semente e que, ao que tudo indica, renderá ótimos frutos. Levei o testo que citei no Meme: Justiça, please! Chega de violência para a escola e trabalhei nas quatro turmas que tenho aula. Antes de ler o texto, deixei bem claro que foi retirado do ORKUT e que lá eles encontrariam coisas maravilhosas como o tecto que leria e que se eles aproveitassem 10% do texto eu já me sentiria uma vencedora! Em três turmas, durante a leiruta, o silêncio foi total. Não ouvia nem respiração na sala. Depois de ler o texto, vi que algns alunos enxugavam as lágrimas dos olhos, outros me olhavam com olhar de culpa... Me emocionei por ter tocado tão fundo neles. E falei que um dia, quando eles tiverem os filhos deles e os filhos nã entenderem "a lógica dos pais e mães" eles lembrarão de mim e soltarão um sorrizinho tímido por perceber que tinha razão! Foi lindo mesmo... Sabia que ganharia o dia, pois hoje valeu muito mais do que um quadro cheio de matéria!
Porém, uma das turmas, como já previa, foi um desastre. Eles ficaram muito felizas por não ter que opiar matéria. Conversaram muito durante a leitura do texto e nem ligaram para minhas palavras depois da leitura. Claro que não posso generalizar, quatro alunos prestaram muita atenção e opinaram sobre tudo que já falamos aqui. Esse valeram a pena! Como disse, minha semente foi plantada. O mais gostoso foi que, antes da leitura falei que deixaria o testo para quem quizesse fotocopiar... Todos das outras três turmas copiaram para entregar aos pais... Fique muito feliz mesmo!

Hoje estou muito cansada... Amanhã venho com um post bem interessante!

Beijos

Nenhum comentário: