LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Negligência médica...

Bem... Como já tinha dito no post anterior, esse assunto merece um post próprio.
Vou relatar duas situações que aconteceram com minha filha em menos de dois meses.
1) Daniela engoliu uma bateria de lítio. 15 minutos após o episódio estavamos no hospital para retirar a bateria. às10:20h ela foi atendida pela médica plantonista do hospital, após fazer o raio X e confirmar a presença da pilha no estômago) que disse que solicitaria uma endoscopia para a retirada da pilha. Ao meio dia a endoscopista foi contactada (vejam bem, fomos atendidos às 10:00h) e a pediatra disse que era para irmos para casa e às 14:00h teríamos que estar na clínica para retirar a bateria. Fizemos isso!
Porém a médica endoscopista e deu uma bronca do tamanho do mundo. Porque eu não tinha levado a Daniela para retirar a pilha antes, conco horas com a bateria no estômago, poderia vazar e perfurar o estômago dela, ou penetrar lítio na corrente sangüínea e que era para torcer para estar no estômago ainda porque se já tivesse descido para o intestino ela não saberia nem o que fazer.
2) Daniela teve uma convulsão na quarta-feira passada e na quinta -feira pela manhã fomos comer biscoitos na Feira como fazemos toda semana. Ela apresentou cinco episódios convulsivos seguidos. Corremos para o hospital e a pediatra que a atendeu disse a seguinte frase: "Mãe, não se preocupe! Ela está andando! Quando ela parar de andar vocÊ trás ela de volta!". Retornamos a noite ao hospital e ela foi imediatamente internada!

O que quero mostrar com estes dois relatos é o descaso médico em situações tão graves. Muitas crianças morrem em consequência da ingestão de pilhas e baterias por serem nocivas demais (não é à toa que é considerada lixo tóxico). E se acontece alguma coisa enquanto estamos esperando o horário da endoscopia? O que faço? Fiz uma reclamação com o hospital e relatei tudo isso. Quando me retornaram a ligação, a médica-chefe quiz embutir a culpa em mim... Que eu deveria ter ido mais rápido ao hospital! Então falei que o problema foi o descaso da média de ter mandando a Daniela embora com uma bateria de lítio no estômago.
No segundo caso... Acho que nem tem o que explicar...

Isso aconteceu com minha filha... E tudo que tem acontecido pelo Brasil afora! Gente... É revoltante. Eu pago plano de saúde particular por medo de não ter atendimento quando precisar. Por medo de uma louca vir falar que tenho que esperar minha filha parar de andar para atendê-la! Nas duas situações eu fiquei calada porque não tinha embasamento para questionar. Mas depois que vi as consequências de uma varicela, fiquei apavorada! E voltei ao hospital! Por isso, agora, sempre que a DAniela apresentar algum problema, primeiro vou ler sobre o assunto para não ser tratada como ignorante novamente! E sempre exigir exames, sempre! É um direito que tenho!

Um comentário:

Ana Laura disse...

Amiga, e o Lula ainda diz que a saúde no Brasil é de primeiro mundo, está 100%. Sem comentários! É um absurdo o que esses médicos fazem com os pacientes, um descaso desse pode comprometer uma vida...mas, vc está coberta de razão, vamos ler, vamos nos informar, pesquisar, para termos embasamento na hora de cobrarmos um melhor atendimento por parte da categoria médica. Beijos! E estarei sempre por aqui para te apoiar.