LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Violência Infantil

Antes de escrever sobre isso, amadureci minha opinião e meu ponto de vista sobre o assunto. Diante dos acontecimentos dos últimos meses, acho que não podemos ficar calados.
Hoje, lendo o Desabafo de Mãe, li no site Desabafo de Mãe um texto do Manoel Gonçalves a respeito da violência na mídia (e do excesso de violência contra a criança e o adolescente.
Na verdade, está violência sempre existiu, mas nunca foi tão desmascarada quanto tem sido feito agora. É uma pena que seja feita tarde demais (só após a morte da Isabella, a tortura da menina pela tutora, o bebê jogado na lagoa...).
O que aconteceu com o amor? O que aconteceu com a sensibilidade? O que aconteceu com o carinho? O que aconteceu com a família?
Não consigo entender como uma pessoa adulta, instruída consegue torturar e matar uma criança. Um ser indefeso frente a força de um adulto dominado pela ira?
Pessoas que se dizem tão religiosas e tementes a Deus cometem atos bárbaros e se julgam com razão, tentando justificar seus atos. E o pior que cnseguem quem os acoberte e defenda.
Vizinhos omissos, familiares condizentes com as atitudes erradas (ao meu ver), amigos de certa forma cúmplices. Essas seriam as pessoas que podem evitar tragédias e não o fazem. Compaixão pelas crianças. Acabou?
Quase morro de remorso toda vez que dou um tapa na mão da Daniela, ou por brigar mais sério com ela. Será que sou uma espécie em extinção? Será que amar saiu de moda? Será que amar um filho, beijá-lo, abraçá-lo, cheirá-lo e dizer que o ama todos os dias em todas as oportunidades é feio, ridículo, cafona?
Cada vez mais vemos a classe média agir indiferente com seus filhos, maltratá-los, abandoná-los em escolas de luxo ou números cursos que os deixem ocupados o dia todo sem exigir a compania constante dos pais. Enquanto alguns fariam tudo para passar mais tempo com seus filhos, outros pagam para se livrar deles.
A palavra chave é AMOR. E dentro dela encontramos inúmeras outras (carinho, compreensão, compaixão, moral, valores e prencipalmente respeito) que são capazes de formar um bom caráter.
Deixarei inúmeros sites, blogs e textos sobre o assunto para que possamos refletir sobre o tratamento dado aos que chamamos de "Futuro".

- Chega de Pancadaria escrito por Manoel Gonçalves;
- É preciso amar escrito, também, por Manoel Gonçalves;
- Blog Mundo Crescer escrito por Paula Perim;
- Law & Order ou CSI escrito pela Sam Shiraishi no blog A vida como a vida quer;

Um comentário:

Anônimo disse...

Luuu!
Saudade de vc!!!

Como vc tah???!

Bjusss...

Ah...meu blog mudou...o link tah ai....