LuIvanike

↑ Grab this Headline Animator

domingo, 4 de março de 2007

Páginas da Vida

Olha só, uma matéria super interessante sobre a novela Páginas da Vida escrita por uma colega da comunidade Pediatria Radical do Orkut. Vale a pena ler:



Páginas da Vida…

Antes que a atual novela global termine, tenho uma confissão a fazer: sou noveleira, adoro novela!! Não levo a sério a ponto de perder programas por causa de um capítulo ou outro, mas se estou em casa, pode crer que a novelinha será assistida e comentada sim!!A novela que dá título a este artigo tem tratado de temas relacionados à saúde e aceitação social de forma brilhante, porém nem sempre exata e construtiva.
A menina com síndrome de Down é novidade na televisão. Não me lembro de nenhuma novela com um personagem Down e achei fantástica a idéia de desmistificar a síndrome.
Mas um detalhe nas aparições da garotinha me espantam e me chateiam tremendamente!! Um verdadeiro desserviço!!
Ela está sempre muito feliz e contente, interage com os outros, uma graça!!
Mas as falas PARA ela são sempre relacionadas a comida e não das melhores… Parece até que a condição básica prá menina se expressar ou aparecer é um bolo, um doce, um sorvete, pipoca ou pirulito…
Tudo bem, eu não sou ingênua a ponto de acreditar que com essa idade (ali parece que ela tem em torno de 5 anos) uma criança nunca vá ter tido contato algum com nenhum tipo de doce ou guloseima, mas do jeito que está na novela, fica parecendo que é só o que ela come….
Isso porque é criada por uma médica, cercada de outros médicos e pessoas da área de saúde…
Criança prá ser feliz tem que comer doce?? Criança não pode ser feliz de ter o que comer?? Criança não pode gostar e se deliciar com frutas??
Na novela perdemos a chance de um belo exemplo: temos uma garotinha sendo criada por uma médica. Essa médica não poderia mostrar ao público o quanto uma alimentação saudável pode ser divertida? O quanto uma refeição e/ou lanches saudáveis podem ser deliciosos?
A médica convida a filhinha prá tomar sorvete, dá bolo já que ela foi tão bem na sessão de terapia, dá sanduíche por outra gratificação qualquer.
Mal exemplo para as crianças, que aprendem que têm que ser sempre recompensadas por tudo. Péssimo exemplo para os pais, que quando querem recompensar qualquer coisa (sim, existem as recompensas eventuais) não sabem fazê-lo de outra forma que não seja com comida…
O passeio poderia ser uma ida à praia, a novela se passa no Rio de Janeiro! A recompensa poderia ser um livro novo, cheio de novos mundos a descobrir. O lanche podia ser uma brincadeira de bonecos, montados com comidinhas saudáveis. São tantas as opções, que até me perco!!
Crianças são crianças e com ou sem down, com ou sem qualquer outra doença, poderiam e deveriam se alimentar muito melhor. E um veículo tão poderoso quanto uma novela global poderia colaborar um pouco mais com isso…
Sou sempre muito criticada por nunca ter dado ao meu pequeno um pedaço de pão, chocolates ou doces. Já ouvi que sou radical, que meu filho será excluído, que acabará anti-social, que será enjoado prá comer e mais um monte de justificativas milabolantes!Meu filho é muito feliz sim!!
Meu filho VENDE saúde!!
Meu filho brinca numa boa com outras crianças!!Ele anda feliz da vida. Descobriu como descascar uma banana sozinho!! Descobriu como tirar uma uva do cacho e comer cada uma com mordidinhas pequenas, do tamanho da boquinha dele e descobriu onde guardo o iogurte (natural integral, purinho). Pede dessas coisas como se fossem a maior gostosura do mundo!!!! E prá ele é tudo de bom mesmo, é o que ele conhece e adora!!
Será que um dia ele terá curiosidade de experimentar chocolate? Bolacha? Pão? Bala? Pirulito? Pode ser que tenha… Mas pode ser também que um dia tenha curiosidade em experimentar um cigarro, álcool e até drogas…. Só porque UM DIA ele vai ter curiosidade em experimentar, não acho que EU deva oferecer. Simples assim.
Ele terá a base de casa. Não temos certos hábitos então não temos porque mostrar essas coisas a ele. Mostramos os nossos hábitos. O que vem depois, o que o mundo mostra, fica prá ele fazer a escolha. Eu querodormir tranqüila, sabendo que mostrei sempre as melhores opções que conhecia.
********************************************
E mal publiquei o artigo e já aprendi uma coisa nova com uma boa amiga e com meu marido: portadores de síndrome de Down têm uma forte tendência à obesidade. Não entendo muito do assunto, mas me parece que é uma das características da síndrome.
Mais uma razão para levarem um estilo de vida exemplar!!!!
Atividade física ao invés de horas de televisão e sedentarismo. Comidas nutritivas e saudáveis ao invés de guloseimas cheias de calorias vazias o tempo todo.
Não é que não pode nunca!! Definitivamente eu não sou ingênua a esse ponto ou xiita e neurótica como pode parecer às vezes. Mas exemplo é exemplo, e tem que ser exemplar!!! Tem que ser o melhor possível!!!
Sabe que nunca tinha reparado neste fato! Realmente, que exemplo é este... já me considero um mal exempo por comer verduras forçada... ainda na televisão!!!!

Nenhum comentário: